Carta da Diretoria
Na Translogistics, toda a nossa força de trabalho participa de uma cultura de comportamento em que nos mantemos responsáveis ao mais alto nível de ética e integridade. Nosso crescimento contínuo, inovação e a qualidade dos nossos serviços são os resultados do trabalho em um ambiente ético e respeitoso.
Nosso Código de Conduta prevê normas de conduta empresarial que servem como base para o compromisso de toda a nossa empresa com a responsabilidade e integridade de suas ações.
A Importância do Código de Conduta para a Translogistics
Como um integrante da força de trabalho Translogistics, as comunidades em que conduzimos nossas operações de negócios são afetadas por nossas ações e se beneficiam quando fazemos a coisa certa.
O Código visa assegurar que todos os integrantes da Translogistics atuem com o mais alto nível de integridade e responsabilidade, cumpram as leis aplicáveis e construam um futuro melhor para o meio ambiente, a nossa empresa e as comunidades em que atuamos.
Gerenciados pelo Código de Conduta
O Código se aplica a todos os colaboradores da Translogistics.
Responsabilidades
Sempre e onde quer que qualquer pessoa esteja trabalhando em nome da Translogistics, deve-se seguir o Código de Conduta. Todos os funcionários da Translogistics devem estar cientes de que representam a Translogistics através de seu comportamento. Sua conduta afeta tanto a reputação externa da empresa como a sua cultura interna.
Procuramos criar um ambiente que promova valores, adere e recompensa a conduta ética conforme praticada por todos os nossos colaboradores, resultando em um ambiente de trabalho cooperativo em que a dignidade de cada indivíduo é respeitada. Esperamos que você sempre esteja aderente a todos os aspectos do Código de Conduta, bem como às leis e regulamentos aplicáveis. Espera-se que todos os integrantes da nossa força de trabalho tratem uns aos outros como eles próprios esperam ser tratados.
Os colaboradores estão comprometidos:
• Em seguir as normas, políticas, diretrizes e regulamentos aplicáveis para proteger sua própria saúde e segurança e de todos os funcionários da empresa, além da população local e meio ambiente.
• Conhecer e seguir os procedimentos e normas de saúde e segurança do trabalho, durante toda a prestação de serviço, assim como todo requisito legal aplicado a atividade.
• Participar ativamente em treinamentos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e se responsabilizar também por comunicar, qualquer ato inseguro presenciado por ele.
• A qualquer momento comunicar qualquer preocupação de violação das diretrizes, regras e política para seu líder imediato.
Elementos para a Integridade e Responsabilidade Éticas
Atualização Constante do Conhecimento
A Translogistics mantém, em seu plano de investimento anual, um planejamento constante para a renovação do conhecimento de seus colaboradores, objetivando assegurar a atualização contínua das melhores práticas operacionais, garantindo a integridade e a responsabilidade ética em todas as suas ações.
Compromisso com as Pessoas e o Meio Ambiente
A Translogistics mantém como diretriz primordial e principal em suas ações o compromisso com os Direitos Humanos e Ambientais, respeito ao homem e ao meio ambiente, garantindo através de suas ações operacionais e administrativas o cumprimento desse elemento, mantendo conjuntamente o atendimento aos requisitos legais que o norteiam.
Melhores Práticas Operacionais
A Translogistics mantém a fiscalização permanente em suas práticas operacionais, atuando fielmente com as orientações que norteiam tais práticas.
Pleno Atendimento aos Nossos Clientes
A Translogistics através de seus colaboradores, mantém contato constante com seus Clientes a fim de entender e atender de forma íntegra a necessidade plena dos mesmos, orientando-os com as ações mais adequadas para solucionar as suas necessidades com as ações mais precisas e com menor risco possível permitido, garantindo a integridade e responsabilidade das suas ações.
Soluções Integradas e Customizadas na Cadeia de Negócios Ambientais
A Translogistics oferece aos seus Clientes soluções integradas e customizas na Cadeia de Negócios Ambientais de forma ética e a manter equilíbrio salutar entre o meio ambiente e as pessoas, levando em consideração as melhores práticas ambientais para o Gerenciamento Integral de Rejeitos e Resíduos Industriais.
Cumprimento das Leis Anticorrupção e Antissuborno
Esperamos de nossos colaboradores uma atuação em conformidade com a Lei e com os valores e normas de nossa empresa. Nesse sentido, estamos comprometidos com o cumprimento das Leis anticorrupção e antissuborno.
Com a presente política esperamos poder garantir práticas comerciais, justas, honestas e éticas.
Essas políticas se aplicam a todos os colaboradores da Translogistics em todos os níveis, incluindo membros da diretoria, funcionários em cargo de liderança, gerentes, funcionários (tanto efetivos, quanto temporários), consultores, contratados, aprendizes, funcionários externos, voluntários, representantes e demais pessoas associadas a nós, independentemente do local.
Áreas de Aplicação
Suborno | Presentes e Convites | Descrição Contábil Detalhada | Cumprimento | Autorizações e Licenças |
Suborno
Nossa empresa não se envolve em subornos de qualquer natureza, seja diretamente ou através de intermediários (representantes ou agentes).
Nossa definição para suborno é o oferecimento, promessa, garantia ou aceitação de vantagem de qualquer natureza como incentivo para conduta ilegal, que caracterize má fé, ou que seja adotada para obter benefícios econômicos, contratuais, burocráticos ou pessoais ou ainda para obter benefícios a terceiros.
Aos funcionários fica vedado qualquer tipo de suborno, seja diretamente ou através de terceiros (como representantes ou agentes) ou ainda o recebimento de vantagens de qualquer natureza (presentes, comissões, outros benefícios) oferecidas pelos nossos fornecedores quando de transações comerciais ou outras que tragam benefícios/vantagens diretas ou indiretas para os nossos colaboradores.
Essa proibição geral compreende, entre outros, qualquer forma de suborno ou pagamentos indevidos para, ou em benefício de autoridades oficiais e/ou representantes de empresas particulares e/ou para os nossos colaboradores. Para os efeitos do presente documento, são considerados “autoridades oficiais” funcionários ou oficiais do governo, de repartições públicas ou de empresas estatais, pessoas com cargos oficiais relativos a essas instituições (como consultores), partidos políticos e seus funcionários (incluindo candidatos), bem como oficiais, funcionários e pessoas que atuem em nome de organizações públicas nacionais e internacionais, além de funcionários e outros representantes de empresas privadas sejam elas clientes da Translogistics ou de nossos fornecedores.
Presentes e Convites
Quaisquer presentes, almoços, jantares, convites e despesas com viagens estão sujeitas às políticas antissuborno da Translogistics. Fica vedado oferecer presentes, almoços, jantares, convites, pagamento por despesas com viagens e demais cortesias comerciais, a autoridades oficiais, além de funcionários e outros representantes de empresas privadas como incentivo ou compensação e/ou pagamento por benefícios indevidos ou vantagens não permitidas que venham a ser concedidas à empresa.
Temos ciência de que a abordagem no tocante a presentes e convites varia de país para país e de região para região, pois o que é considerado normal e aceitável em uma região, pode ser visto como inapropriado em outra. Em nossa empresa consideramos que os presentes e convites devem estar de acordo com os princípios éticos e legais conforme os costumes e leis da jurisdição no qual são concedidos. Não é permitido dar ou receber presentes que possam ser considerados como indevidos ou injustificados ou que violem as políticas da Translogistics ou do beneficiário de tais cortesias.
O recebimento e a distribuição de presentes e benefícios devem se limitar a um valor de baixa significância (aplica-se como referência o valor máximo de R$ 500,00).
Convites para almoços, jantares e demais benefícios relacionados a transações comerciais devem ser sempre bem ponderados, se restringir à esfera profissional e não se tornarem rotina. Devendo a ocasião dos mesmos ser sempre justificável e coerente. Almoços e jantares permitidos e demais convites relacionados às transações da empresa devem ser adequados, apropriados e serem feitos de boa-fé.
Qualquer tipo de convite ou participação não relacionados às transações da empresa devem ser refutadas.
Descrição Contábil Detalhada
Os livros contábeis, registros financeiros e contas da empresa devem reproduzir corretamente as atividades, transações e o estado do patrimônio financeiro da empresa. Não é permitido em hipótese alguma manter “caixas dois” ou valores não registrados.
Compromisso com a Resolução 163 do CONANDA
A Translogistics respeita integralmente a Resolução nº 163, de 13 de março de 2014, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Reconhecemos a importância de proteger os direitos das crianças e adolescentes contra práticas abusivas de publicidade e comunicação mercadológica. Estamos alinhados com os princípios desta resolução, garantindo que nossas ações de comunicação sejam responsáveis e respeitem a dignidade e o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Seguimos comprometidos com uma atuação ética e em conformidade com as normas que promovem um ambiente de respeito e proteção aos jovens.
Respeito aos Direitos de Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital
A Translogistics declara seu compromisso com a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, alinhando suas práticas à Resolução do CONANDA que dispõe sobre a segurança e a inclusão no ambiente digital. Reconhecemos a importância de um ambiente virtual seguro, respeitando a privacidade, promovendo o acesso à informação de forma ética e combatendo qualquer tipo de violência, exploração ou discriminação. Nossas ações são orientadas pelos princípios de dignidade, proteção integral e inclusão digital, conforme estabelecido pelas normativas nacionais e internacionais.
Seguimos firmes na construção de uma atuação responsável, assegurando a promoção de valores éticos em todas as nossas iniciativas digitais.
Cumprimento
Todos os colaboradores da Translogistics devem estar familiarizados com essas políticas, agir sempre de acordo com elas e evitar tudo o que possa violar ou ser interpretado como uma violação dessas políticas. As violações implicarão na adoção de medidas disciplinares e, conforme o caso, também trabalhistas contra o colaborador envolvido que, no caso de violação grave, poderão ocasionar demissão.
Carlos Ribeiro dos Santos Diretor Jurídico / Administrativo | Cláudio Solrac Ribeiro dos Santos Diretor Comercial / Operacional |